sábado, 26 de março de 2016

O meu folar

O blog Moinho de Farinha deseja a todos os seus seguidores, leitores e amigos uma Feliz e Santa Páscoa!


Esta é uma versão da minha autoria para a receita do folar, um bolo muito habitual nesta altura da páscoa.

Como sempre, eu confio na minha fiél M.F.P., sempre eficaz para amassar e levedar, mas sempre podem optar por fazer esses passos da forma tradicional...

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Para este folar são necessários os seguintes ingredientes:

  • 250ml de leite morno
  • 2 ovos
  • 600g de farinha
  • 150g de açúcar
  • 1 pacote de fermento padeiro seco (11g)
  • 5g de fermento de padeiro fresco (diluído no leite morno)
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de erva doce
  • 120g de manteiga (amolecida)
  • raspa de 1 limão
+
  • 1 ovo (para pincelar)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Coloca todos os ingredientes na cuba da MFP pela ordem acima descrita [exceto o ovo para pincelar]. Escolhe o programa "Massa/Amassar" (1h30)...

Depois do programa terminar, coloca a massa sobre uma banca bastante enfarinhada e molda o bolo (neste caso, eu tive a ajuda da minha mãe, para lhe dar o formato atual, da forma que ela costuma a fazer os seus folares tradicionais). Coloca-o num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Pincela com um ovo batido e deixa descansar durante 15 minutos... 

Leva ao forno convencional pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos.

Bom apetite

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



Sem comentários:

Enviar um comentário