segunda-feira, 28 de março de 2016

Pães de trigo & centeio

Hoje é a nossa Páscoa aqui na terra. Um dia chuvoso, mesmo, mesmo como eu gosto, ainda mais inspirador para a cozinha.

Sempre cativada pela minha máquina de fazer pão, usei-a uma vez mais para amassar e levedar a massa deste pão, deixando-a absolutamente fabulosa. Lembro que podem sempre fazer essa parte da forma tradicional, mas eu recomendo o uso da MFP, pois, como podem ver, eu uso e abuso dela já que sempre me traz ótimos resultados. Costumo dizer até, numa espécie de decisão já tomada, que se alguma vez  esta se estragar eu irei logo, logo, comprar uma nova.

Quanto a este pão: ficou muito fofo! E é ótimo quentinho!

Como não podia deixar de ser, recomendo, publicando a receita neste dia, com uma decoração especial, dedicada ao momento.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Ingredientes:
  • 400ml de água morna
  • 10g de fermento padeiro (dissolvido na água)
  • sal q.b.
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 560g de farinha de trigo
  • 140g de farinha de centeio

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  1. Coloca os ingredientes na cuba da MFP, pela ordem descrita acima.
  2. Escolhe o programa "Massa/Amassar" (1h30) e deixa-o terminar...

Depois do programa terminar, coloca a massa sobre uma banca enfarinhada. Dá as formas pretendidas ao pão e coloca-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixa levedar por cerca de 30 minutos com um pano por cima. Depois de lêvedos, leva ao forno convencional, pré-aquecido a 200ºC até ficarem dourados (cerca de 20~30 minutos).

Bom apetite

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sem comentários:

Enviar um comentário