sábado, 29 de julho de 2017

Bom Sucesso

Não é só devido ao nome que esta é uma marca (de arroz) de "Sucesso", mas também porque é um arroz que traz um sucesso garantido aos pratos com ele confecionados. É assim, por esta forma, que agradeço por esta parceria, desejando sempre um "Bom Sucesso" à "Orivárzea" (a produtora deste arroz).


O arroz da Orivárzea é exclusivamente proveniente da lezíria ribatejana, uma região de grandes várzeas, extensas planícies verdes, ricas e férteis, próximas da foz do rio Tejo. É uma das últimas regiões húmidas preservadas e naturalmente protegidas de Portugal. Os campos são vastos e estendem-se em horizontes de perder a vista, atravessados por touros bravos e cavalos lusitanos! Trata-se de um local de importância mundial na Convention on Wetlands, uma vez que as charnecas desta região reúnem uma extraordinária biodiversidade [aves, insetos, mamíferos (como as lontras)], e foram por isso mesmo incluídas na "Reserva Natural do Estuário do Tejo" e na "Sitios Ramsar".


Nesta região, abundante em água devido às suas enchentes periódicas, existe uma forte presença do setor primário (agricultura, pesca, pecuária), sendo que as referências mais antigas sobre o cultivo do arroz remetem ao séc. XIII durante o reinado de D. Dinis, "O Lavrador". Durante esse século foram criados incentivos à produção do arroz nos principais estuários em Portugal; até que, no final do séc. XIX começaram a cultivar-se diferentes variedades como - e principalmente - o arroz "Carolino".


Em 1997, dez dos mais importantes orizicultores uniram-se com vista a produzir um arroz com qualidade de excelência e comercializá-lo a um preço justo, nascendo assim a "Orivárzea". Existem atualmente 50 associados com 5300 hectares semeados, todos eles fiéis aos princípios de certificação que garantem um arroz muito acima dos padrões oficiais de qualidade, com um controle absoluto do processo da produção (desde a semente à embalagem vendida dos super e hipermercados).

 

O arroz que ostenta a marca Orivárzea é o único arroz em Portugal que dá garantias de ter sido produzido exclusivamente com herbicidas seletivos e bio-degradávéis (sem a aplicação de inseticidas) não apresentando qualquer resíduo no produto final. Por essa forma está presente em cada embalagem o símbolo de Produção Integrada garantindo a sua excelência em respeito quer à saúde humana quer ao meio ambiente.


A Orivárzea é assim uma grande referência na produção de arroz de grande qualidade em Portugal e na Europa, sendo que o "Arroz Carolino" é exportado para os mercados da Suíça, Polónia e Bélgica. O arroz da Orivárzea é ainda a matéria-prima selecionada para a rigorosa preparação de produtos de marcas como a Danone/Milupa e BENEO-Remy.

 ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

Veja mais, visitando:

 ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

Portugal é o maior consumidor e o 3º maior produtor de arroz da Europa!
...e a Orivárzea o maior produtor de arroz de Portugal!


O Arroz "Bom Sucesso" da Orivárzea tem sido distinguido consecutivamente como "Escolha do Consumidor" desde 2013!

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

Muito obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário