segunda-feira, 26 de março de 2018

Bolo da Barca

Bom dia a todos(as)! Nesta época pascal, eu não poderia deixar de partilhar uma receita de um bolo que o quis fazer logo à partida e que acabou resultando tão bem: num bolo bem fofo "como algodão", bonito e bem gostoso! Vejam só:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Para esta receita vamos precisar dos seguintes ingredientes:
  • 7 ovos
  • 250g de açúcar
  • raspa de (uma) laranja
  • 175g de farinha com fermento
Recheio & cobertura:
  • água*
  • marmelada*
  • côco ralado
~
  • manteiga (para a forma)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Unta um tabuleiro retangular com manteiga, forra-o com papel vegetal e unta o papel vegetal também com manteiga. // (Pré-)aquece o forno a 175ºC.

Bate, numa batedeira, os ovos com o açúcar, até que fiquem bem misturados e aumentarem de volume... Retira da batedeira e junta depois a raspa de laranja e a farinha, envolvendo "gentilmente"... Coloca essa massa na forma e leva ao forno (175ºC) durante cerca de 30 minutos...

Entretanto prepara o recheio/cobertura: *Leva ao microondas [cerca de um minuto ~ um minuto e meio] a marmelada com um pouquinho de água (vai ser usada para rechear e para barrar em toda a volta do bolo - depois, se necessário, terás de preparar um pouco mais). Mexe depois, com a ajuda de uma colher, para formar uma pasta que fique com uma textura propícia a ser usada para barrar o bolo (se necessário, aquece um pouco mais...). Reserva até à hora de aplicar.

Depois do bolo estar cozido, retira do forno e deixa arrefecer um pouquinho. Depois polvilha-o com açúcar e desenforma-o para outro tabuleiro (ou desenforma para um tabuleiro já polvilhado com açúcar). Depois de arrefecer totalmente, divide (corta) o bolo ao meio (a meio dos lados mais largos - para ficarem dois "bolos" mais pequenos idênticos). Barra com parte da marmelada o topo de um deles (uma das metades do bolo) e coloca a outra parte do bolo por cima. Por fim, barra com marmelada em toda a volta e polvilha com côco ralado.

 

Bom apetite

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sem comentários:

Enviar um comentário